Blog
30/11/2008
Faltam 05 minutos

"Faltam 05 minutos" tem 20 de duração e é um documentário sobre futebol. Difícil falar neste filme sem quebrar a surpresa da sua realização radical, no melhor sentido da palavra. Portanto, aqui vai meu aviso de "estraga-prazeres" (ou, pra quem prefere, "spoilers"): se você pretende ver este filme e tem a ilusão de que pode fazê-lo com o olhar virgem de quem não sabe nada sobre ele além do título, clique aqui. Se não, vamos em frente.

O diretor, Luiz Alberto Cassol, santamariense, coordenador geral do Festival de Cinema e Vídeo de Santa Maria, vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes, membro da diretoria da Cooperativa de Estudantes de Santa Maria e que ainda exerce alguns outros cargos igualmente não remunerados nas horas vagas, consegue a proeza de ser ao mesmo tempo colorado e gremista. Mas sem (tanta) esquizofrenia: ele torce para o time da Azenha em Porto Alegre e para o Inter de Santa Maria na sua cidade natal. Como, aliás, uma parte significativa dos santamarienses esquizofrênicos.

No dia 29 de setembro do ano passado, seria disputada a última rodada do Campeonato Gaúcho de Futebol da Série B. Depois de 209 dias e 302 jogos entre 24 equipes de 19 cidades gaúchas, seriam definidos os dois clubes que passariam para a divisão principal em 2008. O líder Sapucaiense jogava em casa contra o já eliminado Ypiranga de Erechim. Enquanto isso, no estádio Presidente Vargas, Internacional de Santa Maria e Pelotas decidiam a outra vaga, com vantagem para o Pelotas que, com um ponto a mais, jogava pelo empate.

O "Interzinho", como preferem os duplamente colorados de Santa Maria, jogando em casa e há oito anos tentando voltar para a série A do gauchão, saiu na frente aos 10 minutos, com gol do zagueiro Cirilo, de cabeça. Aos 5 do segundo tempo, também de cabeça, o goleador Alê Menezes aumentou pra 2x0: festa dos 10 mil colorados que lotavam a "Colina Melancólica", que já começaram a comemorar a vitória. Mas o Pelotas diminuiu em seguida, aos 13, com gol do atacante Michel: Inter 2x1

O jogo voltou a ficar nervoso, ainda mais que os espaços aumentaram depois que Michel e Cirilo foram expulsos, deixando os dois times com 10 em campo. O Pelotas pressionava, tentando o empate e a vaga. Terminou o tempo normal e o árbitro Márcio Chagas da Silva pediu 5 minutos de descontos. No último minuto, disputa de bola na entrada da área do Inter e o juiz levantou o braço. A torcida, com todos os motivos pra imaginar que o jogo tinha acabado, invadiu o campo. Mas a mão levantada era o sinal de dois toques: falta para o Pelotas. Todo mundo pra dentro da área, menos o goleiro do Pelotas, Cássio, encarregado da cobrança. Aí entra o título do filme: FALTAM 05 MINUTOS.

O mais impressionante é que Cassol conseguiu contar toda esta história sem mostrar o jogo e sem mostrar a torcida. Durante todo o filme, só o que vemos são os rostos dos 5 narradores de rádio escalados para a transmissão do jogo: Marion Mello (da rádio Santamariense), André Campos (rádio Guarathan), Paulo Corrêa (rádio Imembuí), Marion Bittencourt (rádio Medianeira) e Cezar Saccol (rádio Universidade).

Um filme sobre futebol virado de costas pro campo, mas não voltado para o torcedor, e sim para as vozes que recriam o jogo pelo rádio. Não lembro de outro momento em que o cinema tenha chegado tão perto da essência do futebol. Genial.

*****

Ah, a bola levantada na área pelo goleiro do Pelotas passou por todo mundo e foi pra fora. O juiz ainda mandou cobrar o tiro de meta antes de terminar o jogo. O Inter de Santa Maria foi pra série A e terminou em terceiro lugar no Gauchão 2008, atrás apenas do outro Inter e do Juventude, que levou 8x1 na final. O Caxias foi o quarto colocado. Mas isso é outra história.

A capa do DVD de "Faltam 05 minutos"
A capa do DVD de "Faltam 05 minutos"

TEM MAIS

Trailer do filme no Youtube.

Matéria sobre o filme no sítio Impedimento.

A tabela completa da série B do Gauchão 2007.





Postar um comentário
 




Giba Assis Brasil
 
Cadastre-se
para receber
as notícias
da Casa.
Desenvolvido por BrodTec, Dobro e SizeOf